sábado, 26 de janeiro de 2013

Síndrome de Bournot


André Batista
Síndrome de Bournot

O que significa inteligência emocional?
A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento os objetivos de interesses comuns. (Gilberto Vitor)
Inteligência emocional caracteriza-se pela habilidade e pela capacidade para perceber e controlar as emoções de si mesmo e das outras pessoas. Tal pessoa tem ampliada a sua capacidade de dominar as emoções com inteligência passando a utilizar o fluxo de suas emoções de forma inteligente e construtiva, melhorando seus relacionamentos conjugais, afetivos, sociais e profissionais.
Qual a importância de se entender sobre a inteligência emocional?
Quem nunca teve vontade de brigar com o chefe? Brigar com o cliente? Quem nunca ficou irritado com o colega de trabalho? O tom de voz ficando cada vez mais alto? Etc. Acredito que a maioria de nós já teve vontade de fazer tudo isso, porém, tomar essas atitudes, pode trazer uma sensação de alívio na hora, mas não resolverá os problemas.
Daí a importância de controlar nossas emoções e tentar não agir pelo impulso para depois não nos arrependemos. Precisamos buscar a harmonia e o equilíbrio e, quanto mais a razão trabalhar com a emoção, mais habilidade teremos para enfrentar as dificuldades e problemas.
Empresas e inteligência emocional são possíveis?
Funcionários e empresas precisam estar focados em um único objetivo ou em objetivos individuais, mas que ambos ganhem empresa e funcionário. Nascemos dotados de inteligência, o que pode ocorrer é um empenho maior o portador desta e também da empresa.
O que é síndrome de Bournot?
caracteriza por exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo, depressão e insensibilidade com relação a quase tudo e todos (até como defesa emocional).


Minha opinião (André Batista)
Todos são importantes, mas se esse ou aquele é portador da síndrome de Bournot, esse tal precisa de uma atenção especial, talvez apoio familiar dos colegas de trabalho e até mesmo acompanhamento psicológico.
Se retirar mos os pontos negativos, é possível que possamos usar tal síndrome em nosso favor.
Evitando a síndrome de Bournot
As empresas precisam voltar, cada vez mais, a sua atenção para as questões que envolvem a saúde mental dos profissionais. As repercussões pessoais e organizacionais do adoecimento no trabalho geram efeitos nocivos para toda a sociedade. É responsabilidade dos gestores de recursos humanos cuidarem dessa atuação profilática. O conhecimento da síndrome, suas características, sintomas e diagnóstico são fundamentais para que se possa por em prática estratégias de prevenção e intervenção nas organizações.

André Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário