sábado, 26 de janeiro de 2013


André Batista da Silva
Ética
Questão do parto normal ou cesárea

Segurança para a mãe e o bebê
Recentemente, o Ministério da Saúde lançou uma campanha a favor do parto normal, numa tentativa de diminuir o alto número de cesarianas desnecessárias realizadas no país. Segundo informações da Campanha Nacional de Incentivo ao Parto Normal, lançada em 11 de maio desse ano, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a cesárea não ultrapasse 15% dos casos, no Brasil, a média é de 43% de cirurgias, podendo chegar a 80% entre as mulheres que contam com plano de saúde. Além dos riscos à saúde da mulher e do bebê, os partos desnecessariamente realizados com intervenção cirúrgica oneram o Sistema Único de Saúde (SUS), pois as cesáreas sempre são mais caras que os partos normais.
Na verdade, o parto normal tem muitas vantagens, que são: a recuperação rápida da paciente, a volta de todos os órgãos internos do útero, que estava aumentado e depois volta para o tamanho normal a interação mãe e filho que é mais rápida,você ganha o nenê, corta o cordão, já coloca no peito da mãe e já pode até amamentar, o que na cesárea dificulta, porque ela está anestesiada e é mais complicado. A interação mãe e filho é muito mais rápida no parto normal. E a cesariana tem um risco maior de infecção, que não tem no parto normal. O que é mais rápido,vamos dizer, é a dor do trabalho de parto, que dura menos na cesariana, só que ela vai ter a dor depois, da cirurgia e do corte.
Tenhamos em mente que a segurança da mãe e do bebê não se limita somente no parto, mas envolve toda uma estrutura psicológica, emocional dos novos pais para que a criança cresça em um ambiente adequado em uma família preparada e consciente.



  

Parto humanizado
Entendo por parto humanizado que:
Desde o descobrimento da gravidez, a gestante e o bebê deve ser acompanhados por uma equipe multiprofissional, a meu ver composta de: pediatra, obstetra, enfermagem, psicólogo, nutricionista, e Por familiares.
A gestante deve ser informada sobre todos os tipos de exames e a melhor forma de nascimento da criança, inclinando sempre paro o parto normal sempre que possível.
O acompanhamento psicológico deve ser feito não somente com a gestante, mas sim também com o pai e avós maternos e paternos.
No ato do parto, sendo este normal ou cesárea, é direito da gestante ter acesso aos métodos e recursos tecnológicos bem como medicações para o seu bem estar e também da criança.
Tenho em mente que a parturiente junto de seu bebê e o pai podem ter ainda acompanhamento psicológico por um período de tempo.

André Batista da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário